PROFESP

Organizações Militares da FAB celebram Natal solidário para alunos do PROFESP

Durante os eventos, crianças e adolescentes foram presenteados
Publicada em: 28/12/2023 11:28
Imprimir
Fonte: BASP, PAMA LS e BAAN
Edição: Agência Força Aérea

A Base Aérea de São Paulo (BASP) promoveu, no dia 11/12, uma celebração de Natal dedicada aos 173 alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP), do município de Guarulhos (SP), que foram agraciados com doações que incluíam roupas, sapatos, kits de higiene e brinquedos.

“O Natal solidário vem coroar o trabalho do ano inteiro dedicado aos alunos da rede pública, crianças e adolescentes que estudam nas adjacências da BASP e enfrentam desafios de vulnerabilidade social. Nosso objetivo ao mobilizar as doações, tanto entre militares como entre civis que conhecem o programa, é proporcionar a essas crianças não apenas roupas, mas também suprir as necessidades básicas, já que muitas não têm recursos para uma ceia de final de ano”, destacou a Chefe da Assessoria de Projetos Especiais do PROFESP, Tenente Assistente Social Fernanda Vidal Martins de Menezes.

No dia 05/12, o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), realizou uma cerimônia para marcar o encerramento de suas atividades do PROFESP 2023. A solenidade foi presidida pelo Diretor do PAMA LS, Coronel Aviador Valter Faria Junior, e contou com a presença do Prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar. Ao comando da Aluna Padrão 2023, Sophia Rodrigues Oliveira, de 13 anos, os mais de 150 jovens marcharam e cantaram entusiasmados ao som do Hino à Bandeira. Na oportunidade, o Coordenador do Programa no PAMA LS, Coronel Aviador William Robert Eckert, homenageou a Aluna Padrão com a entrega de uma lembrança. “O PROFESP significa tudo para mim. Conheci pessoas incríveis aqui, tive várias oportunidades de crescimento, me senti acolhida e amada. Hoje tenho mais força para buscar meus objetivos e um deles, com certeza, é seguir a carreira militar”, contou a menina.

O Diretor do PAMA LS destacou a relevância do projeto para a comunidade de Lagoa Santa. “Os jovens que têm a oportunidade de participar do PROFESP são sementes boas que vão germinar na sociedade, quer seja em Lagoa Santa, ou em qualquer outro lugar espalhado pelo Brasil e pelo mundo. Estamos devolvendo para a sociedade jovens com mais conhecimento e com mais confiança em seu potencial”, pontuou.

Nos dias 11 e 12/12, a Base Aérea de Anápolis (BAAN) realizou o “Natal PROFESP da BAAN” para marcar o encerramento das suas atividades do ano de 2023. A celebração teve um toque especial, sendo realizada nos moldes da “Campanha Papai Noel dos Correios”. Cerca de 400 cartas foram escritas e adotadas pelos militares da Organização Militar, resultando em presentes entregues no evento, que contou com a participação do Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite e de autoridades civis e militares ligadas ao Programa.

A programação também incluiu um torneio esportivo entre escolas locais. “A união de esforços da comunidade militar da BAAN, em parceria com a coordenação do PROFESP e a participação ativa da Assistência Social mostrou que, juntos, é possível criar momentos inesquecíveis e promover ações que fazem a diferença na vida desses alunos. Este evento não trouxe apenas presentes materiais, mas também deixou um legado de solidariedade e afeto que certamente perdurará na memória de todos os envolvidos”, ressaltou o Comandante da BAAN.

Já no dia 13/12, a Base Aérea de Brasília (BABR) presentou aproximadamente 200 crianças da Escola Classe Ipê, no Distrito Federal, que fizeram parte do projeto desenvolvido pela Base, em parceria com o Ministério da Defesa. A cerimônia presidida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, ocorreu no Hangar do Grupo de Transporte Especial (GTE) e contou com a presença de militares padrinhos na doação de brinquedos para os alunos, além de professores e coordenadores da escola.

Fotos: Sargento Matheus Melo / PROFESP PAMA LS, Soldado Takashi / PROFESP BASP e PROFESP BAAN